• Blog
    Nosso conteúdo é impressionante!

H265. Novo Codec que vai acelerar o loading de vídeos na internet.

Por Fibra Óptica Rio Preto em 20 de Abril de 2018 | Notícias
H265. Novo Codec que vai acelerar o loading de vídeos na internet.

A internet não seria tão divertida se não fossem os vídeos que assistimos em web sites e também em mídias sociais. Quem nunca pausou um minutinho do seu dia para assistir um vídeo compartilhado em sua rede de contatos? 

Esses vídeos não fariam parte do nosso dia a dia online se, além das conexões cada vez mais rápidas, os formatos de compressão não tivessem evoluído tanto ao longo dos últimos anos. Enquanto os núcleos de pesquisa em telecomunicações cuidam para criar essas redes cada vez mais rápidas, outros grupos trabalham para tornar a compressão de vídeo mais eficiente, buscando melhor qualidade de imagem usando cada vez menos bits.

H.264 é o nome do formato mais avançado, versátil e adotado no mercado até o momento. Pensado para ser utilizado de celulares à TVs de alta definição, este formato já está recebendo seu sucessor: o H.265 ou HEVC (High Efficiency Video Coding). Já foi fechado pelo Moving Pictures Experts Group (grupo que define padrões de compressão e transmissão de áudio e vídeo, conhecido pela sigla MPEG que empresta nome a diversos outros formatos de mídia digital) e recebeu aprovação do ITU (órgão das Nações Unidas que coordena telecomunicações) de padrão oficial.

H.265-HEVC-CODING

O H.265 permite a mesma qualidade de imagem que um arquivo codificado em H.264 proporciona usando 35% menos bytes. Uma economia que agrada diversos mercados, das operadoras de telecomunicações a operadoras de TV paga. E até você, por ter mais espaço livre no seu computador ou tablet.

E quais as vantagens?

O H.264 já faz parte do dia a dia de quem vive num mundo multimídia, nos celulares, nos serviços de streaming, no YouTube, na TV por assinatura. A criação do H.265 é uma boa notícia para todos esses mercados por conta da economia de banda que ele vai proporcionar. Fundamental principalmente para a definir a viabilidade comercial do formato 4K, que começa a aparecer no horizonte. O H.265 já tem definidos perfis de uso adaptados para ele, e a economia de banda será muito importante para a transmissão de vídeo nessa resolução em qualquer meio: cabo, satélite ou redes IP.

Fontes: Tecnoblog

ASSINE NOSSA NEWSLETTER