• Blog
    Nosso conteúdo é impressionante!

Vantagens em utilizar cabos de fibra óptica

Por Fibra Óptica Rio Preto em 20 de Abril de 2018 | Notícias
Vantagens em utilizar cabos de fibra óptica

Por que usar cabos de fibras ópticas?

Atualmente, as fibras ópticas são as maiores responsáveis pelas revoluções ocorridas nas telecomunicações. Elas têm a capacidade de transmitir uma quantidade enorme de informações, com confiabilidade e em uma velocidade incrível.

Apesar de terem surgido há mais de 30 anos, as fibras ópticas ainda despertam curiosidade, pois representam um novo padrão de conectividade: não podem ser soldadas, nem crimpadas, não utilizam conectores BNC e também não se pode testá-las com um multímetro. De fato, as fibras ópticas não são fios elétricos. Fibra óptica é um meio pelo qual as informações são transmitidas através de uma fibra de vidro, na forma de luz.

As vantagens de utilizar cabos de fibra óptica

As fibras ópticas são utilizadas como meio de transmissão de ondas eletromagnéticas, em forma de luz. Uma característica importante é o fato de não ser suscetível à interferência eletromagnética, por não transmitir pulsos elétricos, o que as tornam ideais em muitas aplicações. Na construção de redes, as fibras ópticas apresentam grandes vantagens: grande capacidade de transmissão de dados; insensibilidade às perturbações eletromagnéticas; atenuações muito reduzidas, permitindo ligações de dezenas de quilômetros sem amplificadores; dão origem a cabos com diâmetros menores, mais leves e flexíveis, o que permite uma diminuição dos custos de colocação e montagem.

De forma geral, as fibras ópticas se dividem em dois tipos distintos: Multimodo (multimode) ou Monomodo (single-mode). Elas são muito diferentes entre si. Enquanto as fibras Multimodo são adequadas para instalações de até 3 Km, as fibras Monomodo são ideais para instalações de grandes distâncias e baixa larga, por isso são as mais utilizadas pelas companhias prestadoras de serviços de telecomunicação.

Quando devemos utilizar cabos de fibras ópticas?

Resposta: quando você for obrigado a usar, ou quando seu uso fizer sentido. Você será obrigado a usar cabos de fibra óptica se adquirir um equipamento que tenha conexões realizadas com fibras ópticas, se a companhia prestadora de serviços de telecomunicação instalar fibras na sua região e você desejar estender esta conexão ou, mais importante, se o seu projeto incluir fibras ópticas em sua instalação. Por outro lado, faz sentido usar fibras ópticas quando:

1- A instalação envolve grandes distâncias (centenas ou milhares de metros ou quilômetros)

2 – O ambiente de instalação apresentar muita interferência eletromagnética (fibras ópticas são imunes a qualquer tipo de interferência ou ruído)

3- Nos ambientes agressivos (fibras ópticas são imunes à oxidação e corrosão, que costumam ser um problema para os cabos de cobre)

4- For preciso reduzir o peso e o tamanho dos cabos (as fibras ópticas são extremamente leves e compactas)

5- For preciso trafegar uma elevada taxa de dados, ou sinais analógicos com grande largura de faixa. Certos tipos de fibras ópticas podem oferecer até 27 GHz de largura de banda.

Fonte: Belden

ASSINE NOSSA NEWSLETTER